Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

Telephone: ++351 965653896

         

123 Street Avenue, City Town, 99999

(123) 555-6789

email@address.com

 

You can set your address, phone number, email and site description in the settings tab.
Link to read me page with more information.

Thoth, o deus egípcio da escrita

Blog

Artigos de leitura. Para saber informações relativas ao tradutor e à sua actividade profissional na área da tradução, clique em Início, na parte superior

Thoth, o deus egípcio da escrita

Tradutor Alemão

Thoth (do grego antigo: Θώθ, do copta: Ⲑⲱⲟⲩⲧ, provem do antigo egípcio: ḏḥwtj. Significa "Aquele que é como a Íbis" ou "O de Dyehut") é o nome de uma antiga divindade egípcia. É o deus da sabedoria, da escrita, da ciência, da magia, das artes, do julgamento e dos mortos.

Representado por um homem com cabeça de íbis ou babuíno — os seus animais sagrados — traz por vezes um pincel e uma prancheta na mão, com a qual regista os pensamentos, palavras e acções do ser humano, para os pesar na balança no dia do juízo final. Normalmente, traz também o Ankh numa das suas mãos.

Também foi considerado o arquiteto que conhecia os caminhos e trajetórias de todas as coisas, o senhor dos inventores e da sabedoria. No campo da música, terá sido o inventor da lira.

Thoth é considerado o deus da sabedoria e tinha autoridade sobre todos os deuses. Também foi o inventor da escrita, patrono dos escribas, das artes e das ciências. Como deus da escrita, Thoth foi o inventor de todas as palavras e da linguagem articulada.

Era um deus lunar e media o tempo. Foi ainda quem estabeleceu o primeiro calendário, tendo o seu nome sido atribuído ao primeiro mês do calendário. Criou os cinco dias Heru Renpet (epagomena), removendo-os da luminosidade de Jonsu, que simbolizava a lua. Esses novos dias permitiram a Nut dar à luz quatro filhos: Osiris, Seth, Isis e Nephthys.