Em Alemão, existem duas designações para Reis Magos:

 

  • Heilige Drei Könige (port. Três Reis Santos)

e

  • Weisen aus dem Morgenland (port. Sábios do Oriente)

 

Desde pinturas, gravuras, esculturas e outras, existem inúmeras representações dos Reis Magos por esse mundo fora. Em Lisboa, encontrei uma delas, a qual achei curiosa:

 A adoração dos Magos, nicho sobre o portal sul do Mosteiro dos Jerónimos

A adoração dos Magos, nicho sobre o portal sul do Mosteiro dos Jerónimos

Uma vez que este blog está inserido no meu site de traduções de Alemão - Português, achei interessante falar sobre o Santuário dos Reis Magos que se encontra na Catedral de Colónia, na Alemanha.

Segundo reza a lenda, as supostas relíquias dos três Reis Magos do Oriente foram encontradas pela imperatriz romana Helena na Terra Santa e trazidas para Constantinopla – a actual Istambul – no ano de 326. Em finais do séc. IV, o imperador bizantino ofereceu-as à cidade de Milão. Após a submissão de Milão ao Sacro Império Romano-Germânico, Rainald von Dassel - o chanceler e arcebispo do imperador Frederico I – levou-as, em 1164, para Colónia onde desde então é celebrada a festa dessa transladação. As relíquias asseguravam riqueza à cidade e colocavam o arcebispo numa posição privilegiada.

No ano de 1864, foram retiradas do invólucro que as continha, não tendo sido sujeitas a qualquer tipo de exames. O tecido que as envolve é de extrema qualidade e foi fabricado na região da Síria durante o século II. Actualmente, as relíquias são mantidas no Santuário dos Reis Magos, na Catedral de Colónia.

A autenticidade das relíquias é muito posta em causa, pois por que razão haveriam os ossos de estar sepultados na Palestina, uma vez que, segundo consta na Bíblia, os Reis Magos voltaram para a sua terra após a adoração do menino Jesus (Evangelho segundo São Mateus, 2:12). Além disso, o transporte de Constantinopla para Milão só vem mencionado numa biografia póstuma dum bispo de Milão - Vita Eutorgii - que surgiu em Colónia alguns séculos depois.

 

Quer saber mais sobre a minha actividade como tradutor de Alemão - Português? Obtenha mais informações em www.hugodesa.com/welcome

Comment