A Árvore de Natal

 

Enquanto a mãe arranja a comida que falta e está a preparar as refeições de Natal, é geralmente tarefa do pai, juntamente com os filhos, enfeitar e decorar a árvore de Natal, significando o sempre verde pinheiro ou abeto vida e esperança.

 

Na Europa Central, a árvore de Natal - conhecida também nalgumas regiões como árvore de Cristo - é colocada na igreja, nas casas e também nas grandes praças das aldeias e é enfeitada com luzes, velas, balões de vidro, anjos ou outras figuras. Muitas vezes, a árvore continua na sala durante mais tempo, até ao final da temporada litúrgica de Natal.

Desde o ano de 1621, são decoradas todos os anos duas árvores de Natal com velas no Convento da Ordem de Santo Agostinho em Neustift (Tirol do Sul), encontrando-se uma à esquerda e outra à direita do presépio. Talvez a origem da árvore de Natal remonte à árvore do paraíso das bem conhecidas representações teatrais do paraíso do dia 24 de Dezembro e aos mistérios (drama religioso da Idade Média).

Desde inícios do séc. XIX que a árvore enfeitada com decorações natalícias está presente nas residências da alta burguesia de Zurique, Munique, Viena e Siebenbürgen. Embora começasse por ser uma tradição evangélica, foi sendo adoptada a pouco e pouco pela religião católica. Esta tradição foi introduzida em Viena no ano de 1816, por Henriette Alexandrine von Nassau-Weilburg.

A partir de 1840, ano do casamento do príncipe Albert de Sachsen-Coburg-Gotha com Victoria de Inglaterra, e uma vez que ambos seguiam as tradições de Natal alemãs, a decoração com doces e figuras de Natal foi-se tornando cada vez mais popular na Grã-Bretanha. A disseminação do uso da árvore de Natal teve lugar também nos EUA, tendo este costume sido levado por emigrantes alemães. No ano de 1891, foi montada uma árvore de Natal em frente à Casa Branca, em Washington e, graças à guerra franco-prussiana de 1870-71, a árvore ganhou popularidade também na França.

Nos dias de hoje, a árvore de Natal é um elemento central das familiares festividades natalícias, com as crianças a espreitar atrás da porta. Em certos lares, acendem-se velas que são colocadas na árvore, a porta está aberta à família e amigos, a família junta-se para a refeição, cantam-se canções de Natal e abrem-se os presentes em conjunto.

 

Esta é a tradução duma página em Alemão da Wikipedia, sobre os costumes de Natal na Alemanha. Conheça melhor o tradutor e o seu trabalho em www.hugodesa.com/welcome

 

Artigo seguinte: As decorações de Natal e o Presépio

Comment